Doença de Alzheimer

Por - em 8 anos atrás 780

É duro se perder dentro de si, onde as doces lembranças se embotam um ambiente inacessível e a imagem do hoje se comportam como se nada houvesse existido.

É duro tentar compreender quem viveu de risos e felicidade, em dado momento se aprisiona dentro de si, não conseguindo esboçar palavras que poderiam se tornar conforto.

A patologia destitui a beleza do bom senso, embota lembranças, bloqueia as lágrimas no seu nascedouro, decreta de forma lenta a morte mesmo em vida.

Quem vivia de alegria, se contenta com a mudez do nada; quem trazia no seu coração as grandes vaidades, se transforma em estatua com a personificação da eterna tristeza.

Já não há mais risos, o desconhecimento total da família, destitui a luminosidade de esperanças e num silêncio sepulcral os dias se transformam em uma constante sem igual.

A patologia de forma indiferente as dores, leva o paciente por lugares dantes navegados na mente, e carrega consigo fenômenos de tristeza que passam a caminhar pelos olhos dos familiares.

Não há terapêutica, não há esperança, porém quem ama é capaz de conviver, porque o amor exerce força maior do que qualquer oração de fé.

As noites serão dias e os dias espelharão a noite, o risco dos acidentes aumenta, porque o ato de defesa se escorregou para dentro desta prisão sem chaves.

Muitos buscam excluir quem no passado só transferiu amor, muitos acham que é mais um peso a se carregado, daí a necessidade de procurar casas de internação.

Quem ama guarda consigo as lembranças indeléveis, e enfrenta as tempestades trazidas pelo “alemão”, não recorre à nova prisão para quem já se acha preso na solidão.

A família é a maior de todas as armas contra o desespero instalado, pois demonstra assim que todos não são ilhas isoladas distantes da dor, mas um continente com ligação profunda.

Nesta hora tem que se instalar a arte maior do servir, pois o verdadeiro sentido da vida não é realizar coisas só nas horas vagas, e sim nas grandes necessidades.

Trate-o com o carinho, instale uma verdadeira proteção, a visita tem importância fundamental, pois a vida pelo seu caráter cíclico pode repetir amanhã a imagem em você, que seus olhos servem de testemunha.

Não se desanime, pois assim como as chuvas enchem regatos e engrossam os rios, que chegam ao oceano,assim possa o poder de cada momento de Deus fluir para despertar e curar todos os seres.

Lembre-se que esta força poderosa e que está em tudo, foi capaz de levantar os mortos, curar enfermidades, realizar proezas que persistem, apesar da nossa própria descrença.

Dr. Rafael Holanda Médico