Em Cuité-PB, serviços de construção da Barragem do Retiro segue em ritmo normal

Por - em 4 anos atrás 1029

O Governo da Paraíba, através da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) agiliza a obra de construção da barragem Retiro, localizada no município de Cuité, Seridó Paraibano.

A obra é uma reivindicação dos moradores há cerca de 50 anos, renovada nas audiências do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e também vai beneficiar  famílias dos assentamentos Retiro e Batentes. Além da barragem está em construção o Sistema Adutor Retiro Boqueirão do Cais, onde trabalham 110 homens.

O governador João Azevêdo, que visitou a obra no dia 17 de maio de 2019, avaliou como um dos maiores reservatórios de água do estado. “A adutora vai levar água não só para a zona urbana, mas também para a zona rural mudando para melhor a economia e a vida dos moradores da região do Curimataú. Mais um grande passo em direção à segurança hídrica da Paraíba está sendo dado”, declarou.

A barragem Retiro está sendo construída em concreto tipo CCR (Concreto Compactado com Rolo), na bacia do rio Japi, próxima à divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, com capacidade de armazenamento 40 milhões e 500 mil metros cúbicos. O investimento nas obras da barragem e do sistema adutor será de R$ 60.489.508,32. A previsão de conclusão é neste ano de 2020.

Segundo o secretário Deusdete Queiroga, “temos a alegria de dizer para a população de Cuité e de toda a região que a obra está sendo executada num ritmo acima do esperado pela Secretaria”, disse. Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que até o fim de 2020 a obra esteja com a parte do maciço praticamente concluído, na altura máxima da barragem e no final de 2020 possa ser inaugurada.

O reservatório terá como objetivo atender aos projetos de assentamentos do Incra/PB, e dar suporte ao abastecimento da cidade de Cuité. O açude também terá como finalidade a irrigação das áreas aluviais do baixo vale, a piscicultura e para o lazer do assentamento Batentes, com 38 famílias (926,42 ha) e Assentamento Retiro, com 250 famílias (6.070,41 ha). O projeto de recuperação de barragens é realizado pelo Governo da Paraíba, desde 2012 e mais barragens serão recuperadas por meio da Seirhma.

Segundo informações, a parte da concretagem já se encontra pronta, faltando a instalação da comporta, Nos últimos dias foram retomadas os serviços da conclusão da adutora.

Portal do Curimatau com Ascom