No Seridó paraibano EMPAER-PB realiza ações do Procase

Por - em 4 anos atrás 465

Agricultores do Seridó paraibano vem recebendo constantes capacitações sobre o uso sustentável do bioma caatinga. A ação técnica vem sendo realizada pela Empaer-PB, através de seus técnicos.

Em Cubati, a unidade local, através de seu técnico Marcio, realizou nesta segunda (25) uma capacitação sobre uso sustentável do bioma Caatinga. A ação reuniu um bom número de famílias de Agricultores do assentamento São Domingos, e comunidades do Cacimbão e Tanque do Boi.

Em Pedra Lavrada, o técnico Anaelson, vem acompanhando a instalação de Poços e Caixas D’águas, com o objetivo de fornecer água para irrigação e consumo humano, além de prestar assistência técnica às famílias rurais.

A Caatinga é o bioma brasileiro que ocupa cerca de 844 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território do país, e engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. O clima semi-árido caracteriza a paisagem de uma vegetação sem folhas e os troncos de árvores esbranquiçados e secos. Os tupi, deparados com esta paisagem que se estende por quilômetros e mais quilômetros, denominou aquilo “mata branca”, que na sua língua era a caa (mata) + tinga (branca), a caatinga.

Apesar de estar localizada em área de clima semiárido, a Caatinga apresenta grande variedade de paisagens e de biodiversidade. Muitas das suas espécies são exclusivas.

Portal do Curimatau