Governo promove Dia de Campo para discutir produção de palma forrageira

Por - em 4 anos atrás 595

A produção da palma forrageira como suplementação alimentar de rebanhos bovinos e caprinos em período de longas estiagens é uma ação implementada pelo Governo do Estado, em parceria com vários órgãos, visando repassar aos criadores orientações técnicas para a produção de raquetes resistentes à praga da Cochonilha do Carmim.

Para a difusão de tecnologias na cultura da palma, será realizado nesta quinta-feira (7), Dia de Campo na Estação Experimental Pendência da Empaer, no município de Soledade, no Cariri, às 8h30, reunido pesquisadores, extensionistas e criadores interessados em conhecer as oportunidades de melhoramento da produção de palma forrageira. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), numa parceria com outras instituições de pesquisa e assistência aos criadores.

A programação do Dia de Campo está dividida em cinco estações, abordando os seguintes temas: Banco Ativo de Germoplasma de Melhoramento Genético da Palma, Avaliação Agronômica Cultivo de Sequeiro da Palma, Controle de Plantas Daninhas, Estratégias de Uso da Palma na Alimentação Animal e Mecanização da Palma.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, que também preside a Asbraer, ressaltou a importância para a pecuária paraibana a realização deste Dia de Campo, porque apresentará alternativa para alimentar os rebanhos durante a escassez de ração em período de longas estiagens. Já o diretor Pesquisa, Manuel Duré, também destacou que o evento permitirá o conhecimento das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas visando oferecer material que ajuda na convivência durante as estiagens no Semiárido, sem prejudicar o rebanho.

Ascom