Gerencia Regional da Empaer do Curimataú desenvolve ações em vários municípios jurisdicionados

Por - em 5 anos atrás 721

A Empaer gerencia regional de Picuí, vem realizando nos últimos dias, várias ações que beneficiam diretamente os agricultores familiares dos municípios jurisdicionados através dos programas “Garantia Safra e Procase”.

No município de Soledade, que tem a frente o técnico Domilson, foi realizada diversas inscrições do Garantia Safra nas comunidades Rural de Lajedo de Timbaúba, Caiana, Manoel de Sousa, Malhada Vermelha e Santa Luzia.

Em Cuité e Sossego a ação do Garantia Safra, foi desenvolvida pelos técnicos Jhohanes e Mucio Andrade nas comunidades rural do distrito do Melo e São Bento.

Em Tenório, o técnico Josimar Felipe, deu continuidade às inscrições do programa em tela, nas comunidades de Tenório de Baixo e adjacentes.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com clima majoritariamente semiárido, que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Procase

Fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), o programa beneficia 56 municípios do semiárido paraibano e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Nesse contexto, os técnicos Anaelson Oliveira, Josimar Felipe, Adalberto Rosas e Arthiel das Unidades locais da Empaer de Pedra Lavrada, Tenório, e Picuí, vem desenvolvendo serviços de assessoria técnica e orientação aos produtores cadastrados para período de estiagem, principalmente na instalação de equipamentos de irrigação e plantio de palma Forrageira resistente à cochonilha do carmim.

De acordo com o gerente Regional de Picuí, Fernando Guedes, a produção de palma forrageira destinada aos rebanhos bovinos, ovinos e caprinos em período de longas estiagens, nos últimos anos, tem se constituído em uma iniciativa que está cada vez mais evidenciada. A cultura tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, como também de prefeituras municipais e outras entidades ligadas ao setor produtivo rural.

Com José Onildo de Negreiros