Empaer inicia curso sobre tecnologias para fortalecimento da galinha caipira em Serra Redonda

Por - em 5 anos atrás 730

galinhasUm grupo de 36 agricultores familiares assistidos pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), participou de um curso de criação de galinha caipira visando o fortalecimento da avicultura na Paraíba. O evento aconteceu no município de Serra Redonda, sendo ministrado por vários especialistas e instrutores técnicos, entre os quais os extensionistas Vicente de Assis Ferreira e Everton de Souza Bronzeado, da gerência operativa da Empaer na cidade.

Durante o evento, que foi uma promoção da Empaer em parceria com a prefeitura local e Sebrae, tendo a participação de técnicos e agricultores familiares de vários municípios de outras regiões, como Pocinhos, Pilar, Ingá, Mogeiro, Campina Grande e São José do Mipibu.

Na abertura, a assessora estadual de cooperativismo e associativismo da antiga Emater, agora a nova Empaer, Vitória Victor falou acerca da importância da formação de grupos de avicultores visando o fortalecimento da atividade.serra redonda1.jpg

O extensionista Everton Bronzeado destacou que os participantes demonstraram interesse e entusiasmo pela atividade avicultura caipira, por entenderem ser uma nova fonte de renda em suas comunidades rurais e sendo um potencial mercado promissor.

“A exploração da avicultura alternativa tem se constituído numa boa oportunidade para a geração de renda para os agricultores familiares que, com poucos recursos, podem iniciar a atividade, melhorar a renda mensal e consequentemente a qualidade de vida”, comentou.

A galinha caipira é parecida com a de capoeira e muita gente confunde as duas espécies. As semelhanças estão na penugem, no peso, altura e também no sabor da carne. Mas elas apresentam também algumas diferenças, a principal está no tempo de produção da carne e na área de pastejo disponível para as duas espécies. Enquanto que a galinha caipira ou alternativa, em apenas 90 dias a carne já está pronta para o abate. A de capoeira só alcança essa condição em 180 dias, o que influi na qualidade. A galinha caipira tem uma consistência de carne menor que a de capoeira.

Ascom