Município de Frei Martinho-PB implanta projeto segurança forrageira e produção, madeireira em bases agroecológicas no semiárido brasileiro.

Por - em 5 anos atrás 826

A Prefeitura Municipal de Frei Martinho, Seridó paraibano, através da Secretaria de Agricultura firmou parceria com o INSA Instituto Nacional do Semiárido.

O principal objetivo é Aumento da segurança forrageira dos rebanhos, notadamente, no período seco, aumento da fertilidade dos solos com a utilização de águas residuárias e pela fixação de nitrogênio pelas leguminosas, redução da poluição dos mananciais e distribuição de cladódios sementes de palma forrageira.

A irrigação consiste na utilização do esgoto doméstico tratado para subirrigar a palma forrageira e seus consórcios. A palma plantada é a orelha de elefante e miúda em consórcio com algaroba, sábia e gliricidia.

Será implantado um gabinete da palma para quando houver o primeiro corte, provavelmente daqui a 8 meses essa palma ser distribuída como semente, o proprietário do terreno utilizado ficará com 30% e os agricultores beneficiados com 70% da produção.

Com Ascom