Emater-PB realiza oficinas sobre associativismo em municípios do Cariri Ocidental

Por - em 6 anos atrás 617

emater caririO Governo do Estado, por intermédio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, está realizando durante o ano 130 oficinas de capacitação com agricultores contemplados com recursos do Procase em 17 municípios do Cariri Ocidental, beneficiando 625 famílias com 20 projetos de caprinocultura, cinco de artesanato e um de apicultura.

Nesta semana serão 26 oficinas realizadas pela a equipe da Emater. O grupo é composto por Tatiana Isahi Araújo, Josemberg Batista Bezerra, Vitória Aparecida Pereira Vitor, Maria Vilani Marinho e Maria Nazareth.

Serão beneficiados agricultores dos municípios de Amparo, Ouro Velho, Coxixola, Camalaú, Taperoá, São Sebastião do Umbuzeiro, Prata, Serra Branca, Sumé, Assunção, Monteiro, Parari, João José dos Cordeiros, Congo, Livramento, Zabelê e São João do Tigre.tatiana2.jpg

Entre outros, os projetos contemplam as ações de caprinocultura, com equipamentos como moto-ensiladeira, enfardadeira e processamento de silagem. Além de ferramentas destinadas ao trabalho manual e kit de irrigação para palma com vários itens. Vários projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras estão sendo executados na região com relativo sucesso. Em alguns municípios já foram concluídos o processo de implantação.

Na região do Cariri Ocidental, famílias são contempladas com cisternas de enxurradas que serve para a irrigação de hortaliças. Também receberam sementes de sorgo fornecidas pelo Governo do Estado e distribuídas pela Emater.

Na comunidade Mandacaru, em Sumé, por exemplo, foi implantado projeto de caprinocultura para a produção de leite, sendo duas cabras por beneficiários e dois reprodutores para atender toda a comunidade.

No mês de março também aconteceram oficina de associativismo e gestão social com a participação de famílias dos municípios de Camalaú, Sumé e Serra Branca beneficiadas pelo Procase e sócios de associações.

Ascom