Emepa e Emater implantam apiários no Ecoprodutivo em três municípios

Por - em 7 anos atrás 865

Os agricultores familiares residentes no Assentamento Quilombola Pitombeira, no município de Várzea, no Sertão, próximo à cidade de Patos, onde o Governo do Estado implantou o Projeto Ecoprodutivo, receberam nesta semana mais uma importante atividade para a geração de renda. Numa ação coordenada pelo técnico Leon Denis Batista do Carmo, da Emepa, em parceria com a Emater – empresas integrantes da Gestão Unificada – foram implantados apiários, dando início a produção de mel de abelha na região.

Anteriormente, ação semelhante foi realizada no Assentamento Oziel Pereira, no município de Remígio e Alagamar, em Salgado de São Felix, no Agreste, onde também está instalado o Projeto Ecoprodutivo. Em ambas as comunidades, estão sendo instalados apiários modelos visando alta tecnologia de produção, com o acompanhamento dos pesquisadores da Emepa e dos extensionistas da Emater.

apiario3 17-10.jpgNo Quilombolas Pitombeira, em Várzea, agora atendido com o apiário, são beneficiadas 65 famílias também com outras ações. Ali ainda foi feita a distribuição de 3.600 raquetes de palma forrageira para multiplicação dos campos e formação de bancos de proteína animal. A comunidade também conta com uma estação meteorológica, ganhou um kit de energia solar, um automóvel para apoio à assistência técnica. Lá foi construída uma barragem subterrânea, foram perfurados dois poços e distribuídos oito reprodutores de caprinos e ovinos das raças Boer, Savana e Dorper.

Os agricultores de Pitombeira, como nos demais integrantes do Ecoprodutivo, receberam mudas frutíferas das espécies pinha, goiaba, caju, graviola, maracujá, coco, jaca e plantas florestais como pau d’arco, mororó, aroeira, jucá, cedro, catingueira, moringa, juazeiro, mulungu, saboneteira, jenipapo e sabiá, que vão ajudar na recuperação da vegetação. Também houve cursos de capacitação em várias modalidades, em sintonia com as necessidades da comunidade.

apiário2 17-10.jpgNas outras comunidades integrantes do Ecoprodutivo as famílias participaram de cursos sobre educação ambiental, resíduos sólidos e coleta seletiva, segurança alimentar, processamento de frutas, associativismo, manejo sobre criação de caprinos e ovinos.

Dependendo da vocação, as famílias são estimuladas a trabalhar com apicultura, suínos, avicultura, piscicultura e bovinos. Agora começam a atividade com a criação de abelha para a produção de mel. As estradas vicinais também serão recuperadas e poderá ser construída passagem molhada, dependendo da necessidade.

Ascom