Agência promove Oficina Técnica de Fenação em Barra de Santa Rosa-PB

Por - em 7 anos atrás 972

agencia xique xiqueA Agência Xique Xique executou na manhã da última sexta-feira, 15 de setembro, na usina de leite, mais uma atividade na busca pelo fortalecimento do suporte forrageiro para o rebanho local, composto por caprinos, ovinos, bovinos e aves, principal fonte de renda dos agricultores familiares do município de Barra de Santa Rosa.

A Oficina Técnica de Fenação foi realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Instituto Nacional do Semiárido  (Insa) tendo sido dividida em duas etapas. Na primeira delas, foi abordada a parte teórica, a cargo dos pesquisadores Geovergue Medeiros, Carlos Trajano da Silva e Romildo da Silva Neves do Insa, do Agroecólogo, Raniere Ferreira e do técnico em Agropecuária Adriano Leite, além da bióloga Ana Paula Martins e do técnico da  e José Daguia Souza Tumaz – Técnico da Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (Odesc).

A exposição teve como objetivo mostrar, com clareza e objetividade, os benefícios da tecnologia da fenação para alimentação animal.

Em seguida, foi promovida uma aula prática e feita a apresentação de uma máquina de fabricação artesanal e baixo custo para os agricultores. Todos eles puderam participar, interagir e fazer perguntas, respondidas pelos técnicos e estagiários do INSA.

Ao fim da oficina, foi construída uma agenda de compromissos para a replicação dessa atividade ficando agendada a próxima para o dia 20 de outubro no município de Picuí.

Redação